Código: | CS100006 | ||||||||||||||||||||||||||
Sigla: | HM | ||||||||||||||||||||||||||
Secção/Departamento: | Ciências da Comunicação e da Linguagem | ||||||||||||||||||||||||||
Semestre/Trimestre: | 1º Semestre | ||||||||||||||||||||||||||
Cursos: |
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Nº de semanas letivas: | 15 | ||||||||||||||||||||||||||
Carga horária: |
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Responsável: |
Celiana de Fátima Alves de Azevedo |
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Corpo docente: |
Celiana de Fátima Alves de Azevedo |
Português
Ao final da unidade curricular o estudante deve ser capaz de:
- Compreender a relevância da abordagem histórica para o estudo dos media;
- Compreender a génese e evolução dos meios de comunicação;
- Integrar o estudo de qualquer meio no respetivo contexto político, económico e social de Portugal e do mundo;
- Analisar o impacto de cada media na sua respetiva época tanto em Portugal como no mundo;
- Assinalar a rápida evolução dos media nos últimos trinta anos.
- A história dos media e a historiografia
- Epistemologia da História dos Media e do Jornalismo
- A imprensa dos primórdios ao século XX
- A invenção da imprensa periódica e industrial
- A imprensa de massas - Penny Press
- As agências de informação
- A publicidade
- A fotografia
- Processos de controlo de liberdade de expressão - a censura (Estado Novo)
- A rádio
- A televisão
- Novos media, novos jornalismos e novos públicos
Tomando como base os objetivos estabelecidos para esta unidade curricular, os conteúdos programáticos permitem aos alunos ter uma compreensão ampla sobre a evolução histórica dos media em Portugal e no mundo.
Pretende-se também desenvolver uma visão analítica e crítica do sistema mediático atual. Além disto, os conteúdos incluem uma abordagem aprofundada sobre as transformações e os desafios enfrentados pelos media na era digital.
As sessões são centradas em exposição de conceitos, debates presenciais e em exercícios práticos que frequentemente integram textos académicos sobre a História dos Media com a análise de exemplos práticos. Os estudantes são convidados a participar regularmente em atividades e apresentam os resultados dos trabalhos que realizam.
As metodologias de ensino prezam o equilíbrio entre a exposição de conceitos e uma participação efetiva dos estudantes por meio de exercícios e apresentações de trabalhos. O conhecimento científico sobre a História dos Media é desenvolvido por meio de bibliografia académica atualizada e através da reflexão crítica sobre conteúdos apresentados. O propósito é desenvolver um conhecimento amplo sobre a evolução do sistema mediático em Portugal e no mundo, conforme estabelecido nos objetivos da UC.
O trabalho desenvolvido na UC será objeto de avaliação contínua e sumativa implicando:
a) Teste de aferição: 50%
b) Trabalho em grupo: 30%
c) Atividades de participação: 20%
Avaliação contínua.
JEANNENEY, Jean Nöel(1996). Uma História da Comunicação Social, Lisboa: Terramar.
CABRERA, Ana (Ed) (2011). Jornais Jornalistas e Jornalismo. Século XIX-XX. Lisboa: Livros Horizonte.
CABRERA, Ana (2006). Marcello Caetano: Poder e Imprensa. Lisboa Livros Horizonte.
CÁDIMA, Francisco Rui (2009) Crise e Crítica do Sistema de Media, Lisboa: Formalpress/Media XXI.
MCLUHAN, Marshall, (1977) A Galaxia de Gutemberg: a formação do Homem tipógrafo, 2ª ed. S. Paulo: Companhia editora Nacional
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